Prefeitura apresenta metodologia de designação das unidades dos residenciais Planalto I e II
Publicado em 19/12/2025 09:30 - Atualizado em 19/12/2025 14:06
Reunião para apresentação de metodologia
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou nesta quinta-feira (18) uma reunião com conselhos municipais para apresentar a metodologia utilizada de designação das unidades habitacionais dos residenciais Planalto I e II.
Participaram do encontro representantes do Conselho Municipal de Habitação, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho da Cidade, Conselho do Idoso, Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do assistente de Projetos Sociais da Caixa Econômica Federal, Ivan dos Santos Queiroga.
Durante a reunião, um dos principais pontos abordados foi a distribuição das 496 famílias contempladas no empreendimento, com destaque para o cumprimento dos critérios legais estabelecidos pelo Ministério das Cidades e para a transparência das próximas etapas da política habitacional do município.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Ricardo Luiz de Figueiredo, a reunião teve como objetivo esclarecer aos conselhos como funciona o processo de seleção e distribuição das unidades. “Convocamos os conselhos para dar total transparência sobre os critérios de designação das unidades habitacionais dos empreendimentos do Residencial Planalto I e II. Existe uma metodologia definida pelo Governo Federal que prioriza idosos, pessoas com deficiência, famílias com crianças e pessoas com dificuldades de locomoção, garantindo melhor acessibilidade, especialmente nos andares inferiores”, explicou.
O secretário destacou ainda que os conselhos exercem papel fundamental ao representar diferentes segmentos da sociedade e ao repassar as informações às comunidades. “Nosso objetivo principal é demonstrar como será feita essa distribuição e prestar contas sobre o andamento do empreendimento, assegurando um processo justo, legal e transparente”, concluiu.
Na oportunidade, também foi apresentado aos conselhos o Grupo GIPP — Grupo Institucional do Poder Público —, composto por servidores efetivos das Secretarias de Planejamento, Educação, Saúde, Assistência Social, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Econômico e Segurança, que têm o papel de atuar como interlocutores entre a empresa de Consultoria Social (Casali Consultoria) e o ente público, com a finalidade de promover a articulação e a integração entre as políticas públicas setoriais em todas as fases do Trabalho Social, bem como de buscar, junto às secretarias municipais, soluções para assegurar condições adequadas de moradia, educação, saúde, assistência social, transporte, geração de trabalho e renda e segurança pública às famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
por SECOM/PMI