Rua Felipe dos Santos, 123, Cidade Nobre, Ipatinga, MG, Brasil, 35162369, Telefone:(31) 38285600
Data de inauguração: 19/09/1994.
Principais avanços e reformas: Fundado com a estruturação de um Pronto Atendimento e capacidade para 150 atendimentos/dia, era denominado Pronto Socorro Municipal de Ipatinga (PSMI), e desde seu inicio, teve sua demanda atingida em 300 atendimentos/dia. Com o passar do tempo, visto que a demanda de atendimentos ultrapassava os limites propostos, houve a necessidade de uma ampliação da estrutura física.
Em 03 de Junho de 2008 houve a inauguração oficial do Hospital Municipal Eliane Martins. Assim, são nove blocos principais construídos, sendo o Bloco A, inaugurado em 2008, (Pronto Atendimento Adulto e Infantil); O Bloco E, inaugurado em 2016, destinado à área administrativa do hospital; Quatro Blocos de internações, sendo as Alas F e G, com 47 leitos, inaugurado em 2005, e as Alas H e I, com 62 leitos, inaugurada em 2017; O Bloco G possui ainda a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), que iniciou em 2005 como Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com 6 leitos, sendo reformada em 2016, com capacidade atual para 10 leitos e também reconhecida pelo Ministério da Saúde como UTI tipo II Adulto; O Bloco D, onde localiza-se o Laboratório de Análises Clínicas e Microbiológicas; Bloco M, inaugurado em 2017, onde localiza-se o Refeitório de Acompanhantes, Almoxarifado e Farmácia; Bloco J, onde encontra-se o Serviço de Nutrição e Dietética.
Está prevista a inauguração do Bloco K, onde funcionará a Central de Material e Esterilização. Capacidade de atendimento: O Hospital Municipal Eliane Martins, de Porte II conforme critérios do Ministério da Saúde, faz parte da Rede de Resposta Hospitalar às Urgências e Emergências das Microrregiões de Minas Gerais, sendo importante "porta aberta" para Urgência e Emergência na região, único serviço 100% SUS, com alta demanda.
Além de livre demanda, recebe os pacientes encaminhados diretamente pelo SAMU, Bombeiros, Policia Militar e aqueles encaminhados da UPA 24 horas (principal via de acesso ao HMEM). Possui atualmente, 140 leitos cadastrados no CNES, sendo 13 de Pediatria Clínica, 05 de Traumato/Ortopedia, 99 de Clínica Geral, 02 de Pneumologia Sanitária, 11 de Psiquiatria e 10 de UTI adulto tipo II. Atende os munícipes de Ipatinga e é referência para os municípios da Microrregião Leste. Serve de ponto de apoio ao Sistema Único de Saúde.
Funcionalidade: Todos os pacientes passam pela classificação do Sistema Manchester, sendo transferidos para o setor especifico de atendimento. Os adultos são avaliados pelos médicos clínicos plantonistas. Conforme a classificação que recebem, são direcionados ao Box de Emergência (vermelho e laranja), ficam em observação até nova avaliação clinica ou aguardam liberação de leitos no setor admissão (amarelo e verde). Os pacientes podem também ser encaminhados para avaliação ortopédica. Os pacientes pediátricos são atendidos de acordo com prioridade de assistência, permanecendo em observação aguardando definição da conduta conforme condições clinicas (alta, internação no HMEM ou transferência para hospital de referência - casos mais graves). Os pacientes que se encontram internados na instituição, tem direito a visitas diárias, sendo de 13:00 às 17:00 hs nas enfermarias, e de 11:30 às 12:30 hs/ 15:00 às 17:00 hs/ 20:30 às 21:00 hs na UCI, Box de Emergência e Pediatria.
Número de pessoas atendidas/ano: O HMEM possui uma média de 40.000 atendimentos/ano, e 4.060 internações/ano - (dados janeiro a outubro/2018).
Áreas de saúde atendidas e exames oferecidos: O HMEM oferece atendimento em urgência e emergência, ortopedia, atendimento politraumas, internação clinica e pediátrica, alem de atendimento em cuidados intensivos. Conta com vários tipos de serviços próprios como serviços de transporte, farmácia, SND (Serviço de Nutrição e Dietética), RX, Hemoterapia, Laboratório, Ultrassonografia, Radiologia, CME (Central de Material Esterilizados), Zeladoria, SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), Endoscopia, Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais, Serviço Social, Programa de Humanização, e Programa de Educação Permanente, que hoje é empregada como ferramenta auxiliar ao processo de qualificação, pois utiliza como princípios: competência profissional, motivação organizacional e avaliação continua. A Instituição conta também com alguns serviços terceirizados como: fornecimentos de dietas, lavanderia, limpeza, hemodiálise, serviço de manutenção de equipamentos e tomografia.
O Hospital Municipal Eliane Martins está aparelhado para realização de alguns exames de apoio diagnostico de sua demanda e aquelas da Rede, sobretudo da UPA, como ultrassonografias, endoscopias e tomografias. Caso o paciente necessite de um exame especializado não ofertado pelo município, este é encaminhado para realização em uma clinica privada que é credenciada pelo SUS.
O Hospital não oferece serviços de alta complexidade, mas em razão da carência de leitos hospitalares na região se vê premido a abrigar e dar destinação a pacientes portadores de diversas patologias. Mesmo diante de tantos desafios, o Hospital apresenta níveis de resolutividade que o colocam em posição de destaque como prestador na atenção terciária regional.
Compete ao Hospital Municipal:
- - executar as ações relativas à área hospitalar, de acordo com o previsto no Plano Municipal de Saúde, com as diretrizes da Administração Municipal e com a legislação vigente;
- - coordenar e monitorar e dar suporte à execução dos projetos e atividades desenvolvidas pelas unidades sob sua subordinação, objetivando o seu perfeito funcionamento;
- - assegurar assistência à saúde no âmbito hospitalar, ambulatorial, urgência e emergência, dentro das especialidades existentes no Hospital Municipal;
- - assegurar aos usuários padrões profissionais qualificados e éticos, adequados à prestação de assistência médico - hospitalar;
- - implementar e participar das atividades de educação permanente, especialmente as relativas ao desenvolvimento e à qualificação dos profissionais integrantes das equipes multidisciplinares, bem como os que atuam na área administrativa do Hospital Municipal, em parceria com o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração;
- - participar da articulação e integração das atividades do Hospital junto às demais áreas da Secretaria Municipal de Saúde que integram a rede assistencial do Município;
- - manter o Programa de Humanização no Hospital, observando as diretrizes do HumanizaSUS - Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde;
- - manter em funcionamento as comissões hospitalares e regimentos exigidos pela legislação
- - modernizar e acompanhar a utilização do sistema de informações do Hospital Municipal; e
- - preparar relatório de prestação de contas referentes às ações desenvolvidas, a ser apresentado periodicamente ao Conselho Municipal de Saúde.