Mais que brincadeira: Projeto Oryai valoriza a cultura indígena e promove integração entre escolas
Publicado em 11/04/2025 17:56 - Atualizado em 11/04/2025 18:00
A quadra da Escola Municipal Gercy Benevenuto, no Taúbas, foi palco, nesta sexta-feira (11), da 8ª edição dos Jogos e Brincadeiras Indígenas Oryai. O nome do projeto vem do Guarani, no dialeto Mbyá: Oryai significa “brincadeiras”. A iniciativa, promovida pela escola desde 2015, nasceu dentro das aulas de Educação Física e busca ir além da diversão — seu principal objetivo é valorizar a cultura dos povos originários.
O idealizador do projeto é o professor de Educação Física e diretor-adjunto da escola, Douglas Vasconcelos, que conta como surgiu a ideia. “Desde 2015, percebi que meus alunos tinham uma imagem estereotipada dos povos indígenas — aquela visão dos livros didáticos, de indígenas isolados na floresta, caçando e pescando. Então, comecei a trabalhar isso, usando jogos e brincadeiras como ferramenta para quebrar essa visão limitada”.
A partir de estudos sobre diversas etnias, o professor passou a incorporar nas aulas atividades lúdicas baseadas em práticas culturais tradicionais indígenas. O resultado é um projeto que promove não só conhecimento e respeito, mas também integração entre as escolas do campo.
Os Jogos Oryai também fazem parte de um projeto maior de intercâmbio entre escolas da zona rural de Ipatinga. A proposta é que cada comunidade visite a outra para conhecer diferentes realidades e fortalecer vínculos. Nesta sexta-feira, por exemplo, estudantes das escolas Professor Mário Casassanta (Ipaneminha) e Hermes de Oliveira Barbosa (Pedra Branca) participaram dos jogos. “Como o Oryai já é um projeto institucional da nossa escola, decidimos unir essa proposta às atividades com as outras escolas”, explica Douglas.
Mais que uma atividade escolar, o Oryai é um convite ao respeito, ao conhecimento e à valorização da cultura indígena.
por SECOM/PMI